Informações sobre doações recebidas e destinação

Ajuda humanitária

Uma grande ação de ajuda humanitária do governo do Estado foi realizada em abril, com a distribuição de 65 toneladas de alimentos não perecíveis e 550 caixas d'água para as comunidades mais afetadas pelas consequências da Covid-19 e estiagem.

A Defesa Civil Estadual já recebeu 750 mil itens como máscaras, luvas, álcool gel, protetores faciais, aventais e sabonetes doados por empresas privadas e sociedade.

Foram distribuídos e entregues 683 mil itens para hospitais, órgãos de segurança pública e saúde em diversas regiões do Estado.  Confira o link Principais doações recebidas e entregas realizadas pela Defesa Civil RS.

Doação de máscaras

No dia 21 de maio, a empresa CMPC fez a entrega simbólica de quatro caixas de máscaras ao  governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini. No total, serão doadas 900 mil unidades, sendo 300 mil a cada mês.

CMPC doa máscaras1Empresa já havia doado 100 mil máscaras, e agora entregará 900 mil unidades, sendo 300 mil a cada mês - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Um primeiro lote de 100 mil máscaras já foi doado para serviços públicos de saúde nas cidades em que a empresa mantém operações no Estado.

Doação da China

O Rio Grande do Sul recebeu, no dia 15 de junho, uma ajuda humanitária vinda do outro lado do mundo. A província-irmã de Hubei, na China, enviou caixas com 12 mil máscaras – 10 mil descartáveis e 2 mil do tipo N95.

A doação atende a um pedido do governado feito em março, já que a capital da província, Wuhan, foi o primeiro epicentro de coronavírus no mundo e tornou-se referência no combate à pandemia.

O Estado está conectado a Hubei pelo Acordo de Fraternidade e Cooperação, que prevê intercâmbio bilateral, entre outros projetos, nas áreas de ciência e tecnologia, cultura, educação, esportes, saúde, comércio, recursos humanos e agricultura.

50008914213 37bb039592 kEquipamentos de proteção individual irão para profissionais da saúde, especialmente os que atuam na linha de frente - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Distribuição de alimentos

No início de maio, por meio da Defesa Civil, foram enviadas 14 toneladas de alimentos não perecíveis para as regiões, Central, Oeste, Noroeste e Norte do Estado. Os produtos foram destinados a comunidades em situação de vulnerabilidade social em decorrência da estiagem.

O critério para a distribuição dos alimentos nos municípios é o baixo índice de renda, conforme dados da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag): município que está há mais tempo enfrentando a estiagem, que não tenha sido atendido na primeira remessa de ajuda humanitária e que já tenha o processo de situação de emergência homologado pelo governo do Estado.

Dia do Desafio

No início de maio, a Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) entregou quase 2 toneladas de alimentos (1.859 quilos) para a Defesa Civil do Estado. Os produtos foram arrecadados na ação desenvolvida pela SEL em alusão ao Dia do Desafio, campanha mundial de incentivo à prática de atividade física e esportes, realizada sempre na última quarta-feira do mês de maio.

Neste ano, o evento precisou ser diferente, em razão da Covid-19. Os alimentos serão distribuídos para a população em vulnerabilidade devido à pandemia e à estiagem que assola o Estado.

live grenal1Rafael Malenotti (E), representando o Internacional, e Rafa Machado, pelo Grêmio, cantaram na Live Grenal - Foto: Divulgação SEL

00:00:00/00:00:00

Governo do Estado envia 24 toneladas de alimentos para a região Central do RS

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Como parte da ação, o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) recebeu doações de servidores, atletas, entidades esportivas, federações, empresários e população em geral. Gremistas e colorados se uniram na Live Desafio Grenal da Solidariedade, realizada na Arena do Grêmio, com a participação dos cantores Rafa Machado, representando o Grêmio, e Rafael Malenotti, pelo Internacional.

Coronavírus